domingo, 4 de agosto de 2013

Carta Circular Nº 1


1º Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia


“O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas”
Carlos Drummond


Carta Circular nº 01


A Comissão Político Pedagógica do 1º Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo Baiano convida as e os militantes, organizações populares, sindicatos e movimentos sociais de todo Recôncavo, região de muita luta e resistência, a participar da sua segunda reunião geral.
A hora da transformação é agora. Nós, militantes dessa vida, precisamos reconhecer que adentramos um novo momento histórico, em que as contradições se acirram cada vez mais e o povo percebe a centralidade da luta política para definição dos destinos individuais e coletivos.
Este é o momento ideal para que resgatemos o debate de um projeto de nação. É preciso colocar em pauta um projeto popular para o Brasil. Para tanto, devemos nos apropriar do pensamento da esquerda brasileira, que com originalidade, criticidade e profundidade, interpretou o Brasil e a nossa revolução. Os Clássicos Brasileiros, pensadores como Florestan Fernandes, Celso Furtado, Caio Prado Jr., e tantos outros e outras, orientados pelos ideais de mudança, são a base do CRB. Trata-se de uma formação que servirá para orientar a nossa ação para a transformação social.
Na primeira reunião, realizada no dia 12 de julho, na Universidade Estadual de Feira de Santana, demos início à construção da CPP – Comissão Político Pedagógica. Com os companheiros e companheiras que se fizeram presentes, foi apresentada a proposta desse 1º CRB Recôncavo; discutimos os objetivos do curso; o sujeito que se pretende atrair e formar; a programação e as etapas da formação; e, por fim, o papel e a formação da CPP.
Neste segundo encontro, a CPP discutirá o calendário das etapas, a estrutura geral do curso e a proposta metodológica. Está em tempo para que outras organizações e movimentos se somem a esse coletivo já composto pela Consulta Popular, Levante Popular da Juventude, MOMDEC (Movimento de Mulheres em Defesa da Cidadania), MNU (Movimento Negro Unificado), DAJOM (DA de Direito da UEFS), MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), Coletivo de Diversidade Sexual Quitérias.
Esse coletivo de CPP deverá desempenhar um papel fundamental na atual conjuntura, nas lutas que iremos enfrentar, na construção do Projeto Popular para o Brasil. Portanto, é muito importante que nos façamos presentes, assumindo a responsabilidade da sua condução política e metodológica, garantindo a indissociabilidade de teoria e prática militantes, além do intercâmbio das experiências organizativas, de modo a fortalecer a unidade popular.


Quando: 22 de julho de 2013, às 19h.
Onde: Universidade Estadual de Feira de Santana, MT-47.
Comissão Político Pedagógica do CRB Recôncavo

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.