terça-feira, 3 de abril de 2018

ABERTO EDITAL DE MONITORIA ATÉ 08 DE ABRIL!



UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES PARA O 2º CURSO DE REALIDADE BRASILEIRA DO RECÔNCAVO DA BAHIA


A Comissão Político-Pedagógica do 2º Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia, no uso das suas atribuições, delineadas pela sua aprovação como projeto de extensão, edital interno nº 01/2012, da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Feira de Santana, vem, por seu Coordenador Científico abaixo assinado, professor titular da UEFS, tornar público o processo de seleção de monitores, para os estudantes desta universidade:


1.      DO CURSO

1.1.  O Curso de Realidade Brasileira tem como objetivo geral fazer com que estudantes, professores/as, militantes, educadores/as, pesquisadores/as, lideranças e representantes de movimentos sociais e organizações populares compreendam, de forma aprofundada, a realidade brasileira, a partir do estudo de uma obra e do pensamento de autores clássicos brasileiros, com a finalidade de fortalecer e fomentar uma práxis engajada e militante.

1.2.  O Curso tem ainda os seguintes objetivos específicos:

ü  Elevar o nível sociocultural e intelectual das lideranças participantes do curso, atingindo através desses, a base das organizações e movimentos sociais urbanos e rurais.

ü  Socializar conhecimentos e experiências entre universidade, professores/as e educadores/as, lideranças dos diferentes movimentos e entidades sociais. 

ü  Proporcionar à Universidade o cumprimento de uma de suas funções, qual seja, a Extensão Universitária, atendendo demandas específicas da sociedade, aumentando o vínculo entre instituição de ensino e a comunidade.

1.3.  O Curso Realidade Brasileira é uma realização coletiva de diversos movimentos sociais com as Universidades, em que eles participam diretamente de todo processo pedagógico, desde a construção político-metodológica de cada etapa, o acompanhamento dos/das cursistas à avaliação de suas produções.

1.4.  O curso tem duração total de 6 (seis) meses e será realizado em etapas de um fim de semana (sexta à noite, sábado e domingo) de cada mês, conforme calendário a ser pactuado com a turma.

1.5.  As etapas são intensivas, por isso os/as cursistas e os/as monitores/as devem permanecer integralmente no local do curso durante toda etapa. Para tanto, haverá alimentação e alojamento.

2.      DAS VAGAS

2.1.  Serão oferecidas 6 (seis) vagas para estudantes da Universidade Estadual de Feira de Santana, devidamente matriculados/as em qualquer dos cursos de graduação, entre o primeiro e o penúltimo semestres do respectivo curso.

2.2.  O preenchimento das vagas de monitoria será feito considerando o número de vagas disponíveis, perfil do/da estudante e disponibilidade em assumir as atribuições da monitoria, indicadas no ponto 3.

3.      DAS ATRIBUIÇÕES DO/DA MONITOR/A

3.1. Auxiliar o/a facilitador/a e a comissão político-pedagógica no desenvolvimento das atividades do curso, nas etapas e entre elas;

3.2. Cumprir a carga horária do curso, que será de abril a setembro, um fim de semana em cada mês. As etapas têm carga horária de 40h para os monitores, totalizando certificação de extensão de 240h. O recebimento do certificado da monitoria está condicionado a assiduidade de no mínimo 75% de presença. O monitor só poderá ter 2 (duas) faltas justificadas em todo o curso. O não cumprimento da carga horária acarretará no desligamento do/da discente da monitoria;

3.3. Assistir os/as cursistas durante as atividades das etapas do curso;

3.4. Ajudar o/a facilitador/a a gerenciar a frequência dos/as cursistas;

3.5. Comunicar à Comissão Político-pedagógica qualquer problema ou dificuldade que possa ocorrer nas etapas e atividades;

3.6. Avisar com antecedência à Comissão Político-pedagógica, caso precise faltar;

3.7. Participar das reuniões da Comissão Político-pedagógica;

3.8. A atividade de monitoria proposta neste edital é voluntária e não prevê pagamento de bolsa ou qualquer contrapartida financeira, por parte da instituição.

4.      DAS INSCRIÇÕES

4.1.  As inscrições deverão ser realizadas, via formulário online (https://goo.gl/forms/RemUM6rxPHlcC0B72)*, no período de 03 a 08 de abril de 2018.

4.2.  Para efetivar a inscrição, é necessário o preenchimento de ficha de inscrição, disponível no site, justificando o seu interesse em participar como monitor no projeto do CRB, em um parágrafo, no campo disponível no formulário online. Os candidatos que não preencherem o formulário completo serão automaticamente eliminados.
4.3.  Todos os candidatos receberão confirmação do recebimento da inscrição. Caso contrário o candidato deve entrar em contato pelo email do curso.

4.4.  Qualquer dúvida ou informação adicional, poderão ser obtidas pelo email: crbreconcavoba@gmail.com.

5.      DA SELEÇÃO

5.1.  A seleção dos/das monitores/as será feita por análise discricionária, por parte da Comissão Político-pedagógica, do perfil do/a candidato/a e da sua justificativa em pleitear a vaga de monitoria conforme preenchimento do formulário online, e segundo os critérios descritos no 5.4.

5.2.  Os candidatos selecionados deverão comparecer à sala de pesquisa do curso de Direito, no módulo IV da UEFS, no dia 10 de abril, entre 14 e 16h, portando cópia de documento de identidade com foto e guia de matrícula, a fim de realizar-se uma entrevista e confirmar-se a participação.

5.3.  Todo processo seletivo será conduzido pela Comissão Político-pedagógica, composta pela coordenação científica do projeto de extensão e representações de movimentos sociais e organizações populares.

5.4.  A seleção obedecerá os seguintes critérios:

ü  Conhecimento/domínio da escrita e da leitura, base metodológica do curso;

ü  Equidade de gênero, para garantir um número paritário de homens e mulheres;

ü  Interesse na extensão popular, na produção de conhecimento crítico e no protagonismo dos movimentos sociais e organizações populares.

6.      DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1.  Os casos omissos deste edital serão analisados pela Comissão Político-Pedagógica do 2º Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia.




Riccardo Cappi
Coordenador Científico



Feira de Santana,
01 de abril de 2018


* Caso não consiga acessar clicando, copie e cole o link no seu navegador.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.