terça-feira, 17 de abril de 2018

I MÓDULO DO II CURSO DE REALIDADE BRASILEIRA DO RECÔNCAVO DA BAHIA É REALIZADO EM FEIRA DE SANTANA





Somos a resistência! Um povo que luta por um processo de transformação para tornar o mundo mais democrático e popular, com garantia de direitos para toda sociedade, é um povo que busca constantemente beber de fontes de conhecimentos e revigorar as forças e energias para lutar e resistir na construção de um novo projeto que viabilize a vida de forma digna, justa, livre e autônoma.

Por isso, entre os dias 13 e 15 de abril, em Feira de Santana, iniciou-se o II Curso de Realidade Brasileira do Recôncavo da Bahia (CRB). Estudantes, professores, militantes, educadores, pesquisadores, lideranças e representantes de movimentos sociais e organizações populares estavam reunidos para compreenderem, de forma aprofundada, a realidade brasileira, a partir do estudo da obra e do pensamento de autores clássicos brasileiros, com a finalidade de fortalecer e fomentar uma práxis engajada e militante.

Na sexta-feira (13), ocorreu o lançamento do II CRB na Universidade do Estadual de Feira de Santana (UEFS), trazendo o debate: "O Brasil de verdade: O que está acontecendo no país?". O evento contou com a presença de Leidiano Farias, militante da Consulta Popular, que, além de trazer um panorama sobre a conjuntura nacional e internacional no contexto histórico, fez também uma relação com o atual momento político. Na fala de Leidiano e no debate, foi possível refletir e traçar mecanismos de empoderamento popular para enfrentar o golpe, a exemplo do Congresso do Povo e do fortalecimento da Frente Brasil Popular.


O sábado e domingo seguiram com a temática do I Módulo: “Categorias básicas  do Marxismo”, aprofundando o panorama sobre conceitos de Marx, como classes sociais, e sua relação com o Brasil. Durante os debates, foi possível trazer um olhar mais crítico sobre a realidade brasileira e construir um conhecimento que incentiva o povo a lutar e transformar o atual modelo de sociedade.


Um projeto fincado em valores e na mística popular

Vale ressaltar que as místicas embalaram e caracterizaram o estudo da teoria marxista, As dinâmicas e cantorias de integração, despertar e animação levou ainda alegria, calmaria e crença necessárias para revigorar a fé e esperança em mundo melhor.

Os princípios do método Josué de Castro, como o da gestão democrática, permitiram ainda a capacidade de todos(as) se sentirem parte do processo de construção do Curso. Os Núcleos de Bases conseguiram dialogar e comungar das expectativas da Comissão Política Pedagógica (CPP), que idealizou a melhor forma de funcionamento do CRB. Através da troca e da colaboração entre cada cursista, foi possível uma construção coletiva, que é essência para fortalecer a caminhada popular.


Além disso, uma noite cultural lindíssima também fez parte do II CRB. Apresentações dos movimentos sociais ali presentes fizeram toda a diferença, levando além de alegrias e sorrisos, a força e coragem de continuar a militância, na certeza que “povo que ousa lutar, constrói o poder popular”. A voz encantadora da jovem Hiolanny Viola cantando e encantando com canções belíssimas cativou e enriqueceu ainda mais a cultural.

Voltamos pra casa com a sensação não apenas de muito aprendizado, mas, sobretudo, de esperança e energia renovadas para construção da nossa luta. Sigamos juntos até a próxima etapa!


0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.